Gorillaz
A pedidos de leitores ávidos por seções novas neste blog, eu inauguro hoje a seção chamada "Música". Nela, nós autores exporemos alguma banda que estamos ouvindo com nossas opiniões e conhecimentos sobre elas para que os caros leitores possam, se assim desejarem, ampliarem seus conhecimentos musicais.
A banda de hoje é uma que tem me deixado assoviando nesses últimos dias. Em 2001 eu pude entrar em contato com a primeira música de sucesso dessa banda: Clint Eastwood. Sim, essa é aquela que no clipe eles estão em um cemitério... Tem uma outra música desse primeiro cd deles, chamado Gorillaz, que se chama Tomorrow never comes. Também é bem famosinha, no clipe eles estão todos dentro de um carro correndo por uma estrada.
A banda foi criada em 1998 por Damon Albarn e Jamie Hewlett (desenhista). As músicas da banda são resultado da colaboração de vários músicos, sendo o Damon Albarn o único permanente.
Apenas dois cds gravados em estúdio fazem parte da sua discografia: Gorillaz (2001) e Demon Days (2005). Completa-se sua discografia mais três coletâneas: G-sides (2002), Laika Come Home (2002), D-Sides (2007). O resto da sua produção músical se resume a singles e EPs.
Acabadas as apresentações necessárias a minha opinião sobre essa banda é que o som que eles fazem é realmente original. Essa formatação instável de banda provoca uma mistura de estilos e influências que fazem com que o hip-hop, o pop, o rock e até a música eletrônica se combinem sem ser alternativo demais. Sim, pois várias bandas tentaram esse tipo de mistura e o resultado é, para ser simpático, infeliz.
Eu recomendo o primeiro cd dessa banda, com o qual tive mais contato. Entretanto o segundo cd é também muito bom, sendo que a música apresentada no início do post é deste. Recomendo que você se prepare para ficar com uma música deles na cabeça por dias, como sempre acontece comigo quando ouço...
Agora me despeço, espero que a seção esteja ao gosto do cliente e em breve volto com outra banda. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário